Gaza: qual o peso do reconhecimento do Estado palestino pela França?

0

O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, em reunião em Paris com o presidente da França, Emanuel Macron, em julho de 2022.

Crédito, Reuters

Legenda da foto, O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, realizou uma reunião em Paris com o presidente da França, Emanuel Macron, em julho de 2022.

A França reconhecerá oficialmente o Estado palestino em setembro, anunciou o presidente Emmanuel Macron na quinta-feira (24/7).

Autoridades palestinas saudaram a decisão da França, mas o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirma que ela “recompensa o terror”, e o secretário de Estado americano, Marco Rubio, considera a medida “imprudente”.

Macron afirma que ele e outros líderes mundiais têm a obrigação de mostrar que a paz é possível e que a “prioridade urgente hoje” é acabar com a guerra e levar alívio à população de Gaza.

Mas, também na quinta-feira, negociadores israelenses e americanos decidiram abandonar as negociações de cessar-fogo em Gaza, no Catar, com Washington acusando o Hamas de não “agir de boa-fé”. O Hamas afirmou ter ficado surpreso com a afirmação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *