O jogo sobre ‘golpe do baú’ na China que gera debate sobre sexismo

0

A imagem do jogo 'Emotional Anti-Fraud Simulator' (Simulador Emocional Antigolpes') mostra seis mulheres vestidas de preto em volta de um homem com um casaco laranja e calça marrom.

Crédito, Qianfang Studio

Legenda da foto, O jogo foi renomeado após uma reação negativa do público

    • Author, Kelly Ng e Abel U
    • Role, Da BBC News em Singapura e da BBC China em Hong Kong

“Ele é mais obediente que um cachorro… Tomara que venham mais desses idiotas”, gaba-se uma mulher em um novo jogo que tem alimentado um debate sobre sexismo na China.

No game Revenge on Gold Diggers (Vingança Contra Interesseiras, em tradução livre), os protagonistas são homens atraídos para relacionamentos por mulheres manipuladoras interessadas apenas em seu dinheiro — e a forma como o jogador reage define o rumo da história.

O título liderou a lista de vendas da plataforma de jogos Steam poucas horas após seu lançamento, em junho, mas rapidamente se tornou alvo de controvérsia. Alguns o criticaram por reforçar estereótipos de gênero ofensivos, enquanto defensores afirmam que o jogo alerta sobre golpes amorosos.

As críticas foram tão intensas que, no dia seguinte, os criadores discretamente renomearam o jogo para Emotional Anti-Fraud Simulator (Simulador Emocional Antigolpes).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *