O bairro de luxo de Mônaco de mais de US$ 2 bi construído sobre o mar

0

Beira-mar de Mareterra

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Mareterra foi inaugurado no fim de 2014 e é o bairro mais novo do principado

  • Author, Chrissie McClatchie
  • Role, BBC Travel

Era pouco mais de meio-dia em Mareterra, o bairro mais novo de Mônaco, e uma multidão se aglomerava no terraço de Marlow, o primeiro restaurante britânico de alta gastronomia do principado.

Ali perto, trabalhadores descansavam nos amplos degraus à beira-mar durante o horário de almoço. O Passeio do Príncipe Jacques, uma passarela de 800 metros que contorna todo o perímetro marítimo de Mareterra, estava repleto de pessoas se exercitando e pais empurrando carrinhos de bebê.

Parei para apreciar a vista sobre a imensidão azul do mar, em direção ao cabo arborizado de Roquebrune-Cap-Martin e, mais adiante, à Itália. A área se integrava tão perfeitamente à paisagem ao redor que era difícil lembrar que, há apenas seis meses, aquilo ainda era um canteiro de obras — e que oito anos atrás, onde eu estava parada, havia o mar Mediterrâneo.

Esse bairro, um projeto de 2 bilhões de euros (cerca de R$ 12,8 bilhões na conversão atual), inaugurado em dezembro de 2024, é a resposta mais recente de Mônaco a uma pergunta que é feita há mais de 150 anos: como se expandir quando já não há mais espaço disponível?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *